sexta-feira, 16 de março de 2012

Bacalhau à gomes de sá

Ola muito boa noite , é sempre bom sabermos que temos amigos que acompanham diariamente o site e que também fazem receitas , mas eu quero mais pessoas , que comentem que dêem as suas criticas , é sempre bom saber opiniões. A receita de hoje bem tradicional de portugal é óptima e para quem gosta de bacalhau como eu :) ainda melhor 
 Ingredientes:
600g de Bacalhau Desfiado em Lascas e Dessalgado
( ou 500g de Bacalhau Desfiado em Lascas Salgado e Seco )
500g de batatas
1 1/2 xíc. (chá) de azeite extra-virgem
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos (não usei)
azeitonas pretas portuguesas (usei a azeitonas verdes)
salsa ( usei 1 xícara de alho-poró)
5 xíc. (chá) de leite
sal e pimenta (no lugar da pimenta usei noz moscada e não coloquei mais nada de sal) 

Modo de preparação:

Cozinhar as lascas de bacalhau em fogo brando por 5 minutos, sem deixar ferver. Tampar e abafar o recipiente e deixar ficar assim durante 20 minutos. Depois, escorrer bem e colocar as lascas num utensílio fundo, cobrir com leite bem quente e deixar ficar em infusão de 1,30h a 3h. Cortar as cebolas e o dente de alho em rodelas e dourar ligeiramente com azeite. Juntar as batatas, cozidas com a pele que depois foi retirada, cortadas em rodelas. Juntar o bacalhau. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta. 
Deitar imediatamente num tabuleiro de barro (usei um refratário de porcelana), e levar ao forno bem quente durante 10 minutos. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitar com rodelas de ovo cozido(não usei o ovo), e azeitonas pretas. 
 Esta é a verdadeira receita do bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor,que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto. Se desejarem fazer a receita totalmente sem mudanças façam sem as minhas participações que eu escrevi ao lado dos ingredientes.

Adoro bacalhau de todas as maneiras e fica aqui mais uma receita de um delicioso bacalhau .Espero que gostem 


Bon apetit!

Sem comentários:

Enviar um comentário